Indicação do blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ARQUITETO E SUA RELAÇÃO COM FORNECEDORES, COMISSÃO, E RESPONSABILIDADES PERANTE A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS.




EXISTEM DUAS FORMAS QUE UM ARQUITETO PODE TRABALHAR. A PRIMEIRA É COM FORNECEDORES ESPECÍFICOS, O ARQUITETO VAI FAZER SUAS INDICAÇÕES E ACEITARÁ TRABALHAR APENAS COM DETERMINADAS EMPRESAS. A SEGUNDA É ACEITAR SUGESTÕES DO CLIENTE E VARIAÇÕES DE ACORDO COM ORÇAMENTOS.
EM AMBAS AS SITUAÇÕES O FORNECEDOR DEVE OFERECER O PRODUTO OU SERVIÇO ESPECIFICADO CONFORME PROJETO E DETALHAMENTOS CEDIDOS PELO ARQUITETO.
DÚVIDAS E PEQUENAS SUGESTÕES DIRETAMENTE PARA O ARQUITETO SÃO ACEITÁVEIS, CRÍTICAS SOBRE O PROJETO SEM CONHECIMENTO DO TODO, PEDIDO DE ALTERAÇÕES PARA FACILITAR EXECUÇÃO E CAUSAR DÚVIDAS E SUGESTÕES DE ALTERAÇÃO DIRETAMENTE PARA O CLIENTE SÃO CONSIDERADAS DESLEAIS E SÃO ESSES OS FORNECEDORES COM QUEM PREFERIMOS EVITAR RELAÇÕES PROFISSIONAIS.

QUANDO UM ARQUITETO TRABALHA APENAS COM SEUS PRÓPRIOS FORNECEDORES ELE DEVERÁ SER O RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO E CONTROLAR O ACABAMENTO COM PERFEIÇÃO. PORÉM, QUANDO O CLIENTE FICA LIVRE PRA ESCOLHER ATRAVÉS DE INDICAÇÕES EXTERNAS OU ATÉ MESMO DE VALORES INFERIOES O ARQUITETO NÃO TERÁ RESPONSABILIDADE NENHUMA, APENAS DEVERÁ APRESENTAR PROJETO DETALHADO E TIRAR POSSÍVEIS DÚVIDAS DO PROJETO.
É COMUM ENCONTRAR NO CLIENTE RECEIO PARA FECHAR COM FORNECEDORES INDICADOS POR NÓS, POR QUE ISSO? PORQUE EXISTE A TAL DA COMISSÃO QUE ALGUNS PROFISSIONAIS OFERECEM PARA QUE SEJAM INDICADOS.
ESSA COMISSÃO EXISTE MESMO? É CLARO QUE SIM! SÃO TODOS OS ARQUITETOS QUE RECEBEM? NÃO! TODAS AS EMPRESAS E PRESTADORES DE SERVIÇOS OFERECEM? A GRANDE MAIORIA SIM!


ENTÃO, VAMOS FALAR DE FORMA PRÁTICA.

1.       O SEU ARQUITETO TEM SIM O DIREITO DE PREFERIR ALGUNS PROFISSIONAIS E EMPRESAS PRA TRABALHAR, PORQUE INTERFERE DIRETAMENTE NO TRABALHO DELE (VALE LEMBRAR QUE A EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇO INFERIOR TAMBÉM OFERECE COMISSÃO);

2.       O ARQUITETO NÃO TEM DIREITO DE TE “FORÇAR” A COMPRAR COM UMA LOJA APENAS PARA RECEBER COMISSÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO;

3.       VOCÊ PRECISA CONFIAR NO SEU ARQUITETO, PORQUE SE ISSO NÃO ACONTECER ELE SERÁ UM MERO DESENHISTA PRA VOCÊ E A RELAÇÃO PROFISSIONAL NÃO TE OFERECERÁ TODOS OS BENEFÍCIOS POSSÍVEIS. QUER SABER SE ELE RECEBE OU NÃO COMISSÃO? CONVERSE ABERTAMENTE COM ELE.

4.       CASO VOCÊ NÃO QUEIRA FALAR DIRETAMENTE COM TODOS OS FORNECEDORES E NEM SE RESPONSABILIZAR POR ISSO CONTRATE O ARQUITETO PARA EXECUTAR A OBRA, E ASSIM ELE CONTRATARÁ OS PROFISSIONAIS QUE JÁ CONFIA E TRABALHA E SE RESPONSABILIZARÁ POR ISSO.

5.       CASO QUEIRA ESCOLHER SEUS PRÓPRIOS FORNECEDORES, ENTENDA QUE O ARQUITETO PODERÁ FISCALIZAR O TRABALHO, MAS NÃO SE RESPONSABILIZAR POR ELE.

6.       E POR ÚLTIMO, UM PEDIDO PESSOAL MEU: OUÇA MAIS O SEU ARQUITETO E NÃO DÊ MUITA BOLA PARA COMENTÁRIOS PALPITEIROS, SABE? AQUELE QUE VAI DIZER QUE NÃO FICA BONITO ASSIM OU QUE SERIA MAIS FÁCIL DE OUTRO JEITO, MAS NÃO CONHECE NEM 30% DO SEU PROJETO.


UMA DICA: SE FOR CONTRATAR UM ARQUITETO SEM CONFIAR NO TRABALHO DELE, NEM CONTRATE. NÃO VALE A PENA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário